terça-feira, 26 de março de 2013

Vintage?

Hoje em dia toda hora surge algum termo novo para dar nome às coisas, aos estilos, e geralmente reproduzimos o que esta sendo dito sem ter muito conhecimento sobre o que estamos falando, eu mesmo sempre me pego pensando; de onde surgiu aquela ou essa expressão para definir tal coisa, será que estou usando do jeito certo?

Bom, quando ouvi o termo Vintage esses questionamentos vieram a minha mente, e pasmem, eu realmente estava equivocada com o significado dessa palavra, por tanto acredito que assim como eu, outras pessoas também estão fazendo os mesmos questionamentos que fiz e é por isso que decidi compartilhar com vocês a minha descoberta.

A palavra vintage refere-se à colheita das uvas usadas para fabricação do vinho, onde as condições de produção e tempo contribuem para uma qualidade excepcional.  O"vint" é relativo à safra de uvas e "age" de idade, querendo assim dizer que quanto mais antiga for a safra melhor será o vinho. No dicionário Aurélio esta assim:


 vin.tage -n1 vindima: safra de vinho. 2 ano da vindima. 3 Coloq. qualquer colheita ou produção de determinado período. 4 data de origem ou fabricação. 5 idade. // adj 1 de determinada safra. 2 clássico, de importância ou qualidade reconhecida.:legal 

Hoje em dia esse termo esta sendo aplicado para estilos de moda e de decoração de ambientes e festas, e como aplicar isso? Bom, algumas pessoas traduzem o vintage como Clássico, mas essa interpretação não é a mais adequada. Pelo que entendo, vintage é usar algo de boa qualidade do passado, como uma blusa de lã tricotada pela sua avó há anos, que você achou no fundo do guarda roupa e que esta em excelente estado, além de ser linda.

Em decoração de festas acredito que vintage é fazer a festa em casa dar de lembrancinha para as crianças às velhas e boas sacolinhas surpresa, recheadas com bala, pirulito dipnlink e com aqueles brinquedinhos, é servir gelatina no copinho descartável, é fazer a festa como nossas mães e avós faziam pra gente, isso sim é     vintage é boa safra.



Nenhum comentário:

Postar um comentário