sexta-feira, 29 de março de 2013

A origem da pascoa

Hoje a grande maioria das pessoas comemoram a pascoa com muitos ovos de chocolate e seguem a tradição de não comer carne na sexta feira santa, mas muitas pessoas nem sabem o por que não podem comer carne e nem de onde veio essa historia de ovos de chocolate. Com o passar do tempo o verdadeiro significado da pascoa vai sendo esquecido.

O termo pascoa vem da palavra hebraica Pesach, cujo significado é passagem, A pascoa nada mais era do que uma celebração pela saída do povo de Israel do Egito, ela era comemorada com pão sem fermento, pois como saíram as presas não tiveram tempo de preparar a comida. Na bíblia em Êxodo: 12. 43-51, estão descritas as leis da pascoa, como e por quem deveria ser comemorada essa data por todas as gerações após a libertação dos israelitas.

Após a passagem de Jesus pela terra a pascoa passa a ser comemorada pelos cristãos, por sua ressurreição. Segundo a bíblia depois de comemorar a pascoa com seus discípulos Jesus foi traído por Judas e morto na cruz, e após três dias de sua morte ele ressuscitou e vive para sempre.

Porém esse fato não alterou o significado dessa data que continua sendo de libertação e de passagem; libertação, porque Jesus veio nos livrar na morte e de passagem, pois Ele passou da morte para vida eterna.

Bom com o tempo toda essa simbologia foi se perdendo, o comércio como sempre se apodera de datas como essa para lucrarem cada vez mais, introduziram o coelho como simbolo, pois o animal representa a fertilidade. No Egito antigo o coelho representava o nascimento e a esperança de novas vidas, essa mesma simbologia se da aos ovos de chocolate. A figura do coelho da pascoa foi traduzido para América pelos imigrantes alemães , entre o final do século XVII e inicio do XVIII.


Nenhum comentário:

Postar um comentário