quinta-feira, 6 de junho de 2013

Dia dos namorados por quê?

Todos sabem que no dia 12 de junho aqui no Brasil é comemorado o dia dos namorados, porém em outros países essas mesma comemoração é realizada no dia 14 de fevereiro e é denominada como dia de São Valentim. Uma das versões da origem de tal celebração tem uma história bem interessante e bonina, por essa ocasião quero agora  compartilha-la com vocês:

Na Idade Média o imperador Cláudio II, proibiu o casamento durante as guerras por acreditar que os solteiros eram melhores combatentes. Mas Valentim desobedeceu o imperador e além de continuar celebrando casamentos, casou-se secretamente, porém foi descoberto, preso e condenado a morte.

Enquanto estava preso Valentim recebeu muitas flores e bilhetes de jovens que diziam acreditar no amor, também nesse período em que aguardava o cumprimento de sua pena ele se apaixonou pela filha cega de um carcereiro e milagrosamente a curou fazendo com que a mesma voltasse a enxergar.

Antes de sua execução Valentim escreveu uma mensagem de despedida para sua amada na qual assinava como "Seu Namorado" ou " De seu Valentim". Considerado como mártir pela Igreja Católica a data de sua morte 14 de fevereiro foi adotada como dia dos namorados, esse dia também é véspera de lupercais festas anuais celebradas na Roma Antiga em honra a Juno deusa da mulher e do matrimonio e de Pan deus da natureza.

O Brasil adotou o dia 12 de junho, pois é véspera do dia de Santo Antônio, que tem fama de ser o santo casamenteiro.

Espero que tenham gostado até a próxima e Feliz dia dos Namorados!






Nenhum comentário:

Postar um comentário